As tendências para as bolsas do Inverno 2010 seguem várias inspirações. Variam desde grandes e clássicas às menores, usadas para festa e em estilos extravagantes.
Com texturas diversificadas, misturam-se materiais e formas geométricas.
A grande tendência para as bolsas são ornamentos, principalmente com pedras e materiais naturais, além da decoração com influência da arte Deco.
As formas geométricas aplicadas às bolsas vêm com tudo, incluindo temas retro-futuristas.
Uma vertente que inspira as bolsas inverno 2010 é a Circense (Circus). Influencia os modelos com estilos engraçados e surpreendentes. Com detalhes inusitados e estampas cômicas, recebem formatos imagináveis, em um estilo surrealista e teatral.
Outra forte inspiração que segue para o Inverno 2010 são as referências étnicas, que envolve bolsas artesanais, com bordados étnicos, estampas leves e florais ou desenhos de cenas naturais, inspirados na tipografia.
A referencia aos anos 80 também é revelada nos acessórios.
Para a noite, as bolsas seguem tendências luxuosas: em tecidos nobres e couro metalizado. As cores metálicas ganham evidencia, principalmente os tons ouro e bronze.
As bolsas para a noite aparecem em pequenos tamanhos. Bolsas carteiras como se fossem pequenas caixas compactadas, com texturas diferentes, incluindo as “clutches”. Para carregar apenas o necessário, as bolsas ganham formatos retangulares ou hexagonais.
A Clutch é um estilo de bolsa pequena e sem alças, geralmente usada para embelezar o visual. Para o inverno 2010 as clutches chegam em formatos retangulares, redondas ou assimétricas, com estilo moderno e dinâmico.
Outra forte tendência para as bolsas são as estampas animais, a pele de cobra autêntica, estampas abstratas de animais e aplique de tecidos coloridos. Esses acessórios garantem um visual chic e elegante.
As bolsas informais são ornamentais, em pequenos tamanhos para o inverno 2010, porém em formatos variados. Feitas para serem levadas à mão, podendo ter pequenas alças, em sua maioria de correntes ou metálicas.
Para as clássicas bolsas de mão, os formatos são simplificados, porém os tecidos de alta qualidade. Em formatos retos ou com laterais arredondados, as bolsas levam duas pequenas alças. Com inspiração nos anos 80, esses acessórios levam uma variedade de tecidos com brilho e ornamentos.
As bolsas levadas aos ombros garantem praticidade e estilo. Em seu tamanho comum, os tecidos e materiais garantem conforto ao serem carregadas nos ombros. Seguem, na maioria, formas de “meia lua”. Os tecidos são rústicos e trabalhados.
As bolsas “Satchels”, geralmente usadas por estudantes ou para o trabalho, seguem em formatos retangulares e grandes. Garantem guardar seguramente os objetos e aparecem em um estilo elegante e sofisticado. Seguem dois tipos: o formal e o mais sofisticado para os jovens estudantes. As cores pretas e marrons contrastam com outras mais vivas nesses modelos, além da tendência militar. Detalhes metálicos tipo decadente ornamentam essas bolsas.
As maxibolsas fizeram sucessos nas estações anteriores e, para a alegria de muitas, elas permanecem no inverno 2010. Para serem levadas nas mãos as enormes bolsas ganham detalhes mínimos, mas de alta qualidade. Aparecem nas cores clássicas: escuras e mais sóbrias. Os detalhes são simples e nude, porém sofisticados.
As bolsas para homens apresentam tamanhos grandes e cores sóbrias.
Os materiais para as bolsas Inverno 2010 abrangem o couro (liso, trabalhado, metálico ou aveludado), camurça, um mix de tecidos, materiais brilhantes e metalizados e os que aparentam volume.
A paleta de cores inclui tons escuros e sóbrios em alguns modelos e cores vibrantes, brilhantes e metálicas para outros.
Assim, as bolsas Inverno 2010 mostram-se variadas. Para todos os gostos, podem ser extra grandes de estilo clássico e chic ou com formatos inovadores, cores fortes e modelos lúdicos, além das clutches, pequenas, sensuais e com materiais chamativos.
Fonte: www.portaisdamoda.com.br